Post

Notícia

AÇÕES EXECUTADAS COLOCAM VALPARAÍSO ENTRE OS PRINCIPAIS MUNICÍPIOS BRASILEIROS QUE COMBATEM O CORONAVÍRUS

Secretaria Municipal de Saúde está trabalhando diuturnamente e tornou-se referência no enfrentamento à pandemia em Goiás

AÇÕES EXECUTADAS COLOCAM VALPARAÍSO ENTRE OS PRINCIPAIS MUNICÍPIOS BRASILEIROS QUE COMBATEM O CORONAVÍRUS

O Município de Valparaíso de Goiás vem trabalhando diuturnamente desde o início da Pandemia e tornou-se referência entre os municípios brasileiros quando o assunto é o combate e a prevenção à Covid-19. O vírus causa infecções respiratórias e teve um novo agente descoberto em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na China.

A fim de minimizar os prejuízos e óbitos causados pela doença, o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), não poupa organização, planejamento e ações para o enfrentamento à doença em território valparaisense. No comando do trabalho referencial, o Prefeito Pábio Mossoró e a Secretária Municipal Rosângela Palácio.

Atualmente, a Cidade dispõe de uma Gerência de Vigilância Epidemiológica e mais 03 (três) anexos do núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, nas três unidades de pronto atendimento: Centro de Atendimento Integrado à Saúde (CAIS – Valparaizo II); Hospital Municipal de Valparaíso (HMV – Jardim Céu Azul); e Unidade de Pronto Atendimento (UPA – Parque Marajó). Ambos os locais são responsáveis por buscar e notificar todos os casos de doenças que constam na Lista Nacional de Notificação Compulsória, inclusive o Coronavírus.

Além das unidades de Atenção Básica que também realizam notificações e estão em constante vigília para identificar casos suspeitos, a SMS disponibiliza plantão 24h com equipe preparada para acompanhamento de casos e seus devidos monitoramentos.

Responsabilidade e trabalho que está salvando vidas

Nos últimos meses, Valparaíso de Goiás implantou diversas medidas para enfrentamento da emergência em saúde pública de importância internacional decorrente do novo Coronavírus, tais como:

Avaliação de risco epidemiológico;

Divulgação de Boletim Epidemiológico diário no site oficial do Município e redes sociais;

Divulgação das informações e dos meios de prevenção e cuidados relacionados à Covid-19 no site oficial do Município e redes sociais;

Elaboração do Plano municipal de Contingência para enfrentamento da Covid-19;

Elaboração de notas técnicas para o enfrentamento da pandemia;